quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A PRINCÍPIO EU ESTAVA EM DÚVIDA.


Desde que voltei do 31º Congresso da CNTE - Confederação Nacional de Trabalhadores em Educação (Brasília, 13 a 16 JAN/2011) não paro de comentar sobre o mesmo. Acho natural querer contar as observações que fiz sobre uma prática que vem sendo evidenciada no Movimento Sindical.
O último cargo que exerci no Movimento Sindical foi em 1993 quando no Congresso Mundial de Estocolmo-Suécia, enquanto DIRETOR da Confederação Mundial de Professores (eleito em 1988 no Congresso Mundial em Melbourne-Austrália com 678 votos dos 840 Delegados presentes). Na CNTE, neste mesmo ano exerci o cargo de Secretário de Relações Internacionais. Portanto 18 anos depois cheguei a Brasília para receber uma homenagem. Avião no pátio, mala na esteira ,mala no carrinho e saio a procurar um cartaz que anuncie a recepção. Priscilla, guia de turismo me dá as boas vindas , indica a Van que nos levará ao Plano Piloto e informa que esperaremos mais alguns minutos por Davi (Estados Unidos) Hugo (Argentina),Guilherme (Angola) e Victor (Paraguai) cujos vôos haviam chegado e aguardava-se apenas o desembaraço de bagagens. Reunido o grupo, apresentações feitas, alegria de reencontrar o argentino Hugo Yasky, pronto. Seguimos para o hotel.
A manhã de quinta-feira foi destinada ao descanso dos deslocamentos e fusos horários. Davi, que saíra de Washington, gastara 24h para chegar a Brasília. Integrado ao grupo dos “internacionais” meu compromisso foi agrupar-me às 12h para seguirmos ao almoço e dali para o local do Congresso onde aconteceria o credenciamento e Abertura.
A Abertura postergada em 35min aconteceu com casa cheia e o momento das homenagens registrou os aplausos de 2500 professores no plenário (vindos de todos os Estados). Chamada ao palco, no telão imagem e audio do homenageado enquanto se deslocava. Entrega de um troféu e de uma medalha.
No jantar o grupo internacional (cerca de 40 integrantes) se apresenta formalmente. Reuniões deste tipo são marcadas pelo esforço de quem fala e pelos ruídos de talheres, pratos, cochichos paralelos etc. Procuro ficar atento, mesmo tendo que responder ao garçom sobre a escolha do vinho .
Neste cenário as apresentações se sucedem e ouço alguém que fala a uma distância de 3 cadeiras de onde estou.
“Me chamo José Antonio e sou Secretário Geral de ANDEN (Associação Nacional de Educadores Nicaraguenses) de Nicarágua. Fui preparado a este posto por Natan Sevilla e Milena Nunes. Estudamos a história de construção de nossa Entidade e a ação das lideranças com prometidas com esta construção. Trago mandato deles para agradecer a lideranças latino-americanas Raul Cariboni, Ambrosio Sabio, Napoleón Morazan, Tomaz Wonghon e Olmedo Melgar que, muitas vezes, correndo sérios riscos, percorreram as fronteiras de nossos países alcançando as condições necessárias para a construção de nosso crescimento “... Larguei a taça e o vinho, atirei o guardanapo em cima da mesa, levantei-me de um golpe e me dirigi a José Antonio: “Companheiro eu sou Tomaz Wonghon!” O abraço fraterno que se seguiu registrou a surpresa e a emoção de José Antonio conhecer a quem era incumbido de saudar e a minha de ouvir 18 anos depois uma declaração espontânea de reconhecimento. Afinal, ele falara sem ter a mínima expectativa de que eu pudesse estar presente.
Voltei à minha taça e o Sauvignon chileno desceu mais redondo que nunca. A apresentação seguinte é de Fernando Rodal, uruguaio, meu particular amigo e atual Secretário Geral da Confederação dos Educadores Americanos (CEA). Apresenta-se e dedica algumas frases sobre minha trajetória sindical. A rodada era de apresentação não caberia saudações, mas talvez incentivados pelo primeiro que rompera o protocolo outros companheiros aproveitaram a “deixa” e sentiram-se a vontade.
Deste jantar até o encerramento do Congresso as manifestações de carinho e atenção foram intensas e freqüentes. Nos corredores, nos intervalos acontecia um rosário de cumprimentos e abraços tanto de internacionais quanto de nacionais delegados de vários Estados. Registre-se: nenhum tucano! Tinha gente do PT, PCdo B, PSB, PC Portugal, Radical, PC Paraguaio, Democrata americano, Democrata Cristão alemão etc... MAS NENHUM IGNORAVA QUE EU SOU SOCIAL DEMOCRATA.
Confesso que pessoalmente me senti gratificado, o ego massageado e também surpreso com o enraizamento de um trabalho feito ainda na década de 80. Mas o sentimento pessoal não é razão suficiente para estar te escrevendo agora. Não quero tuas felicitações, quero que me ajudes a refletir que esta prática de registro, reconhecimento e valorização transcende a pessoa e incorpora-se no “sprit du corps” de uma organização que tem então suas lideranças valorizadas e reconhecidas gerando, este processo, força e solidez institucional.
Quantas vezes assistimos lideranças disputarem posições internas no partido e transformarem-se em verdadeiros inimigos. Quantas lideranças sucumbiram a processos auto-fágicos onde o simples fato de divergir transformava-se em justificativa para aniquilar suas qualidades pessoais, sua trajetória ou a qualidade de seu trabalho.
Quantas vezes assistimos companheiros serem alijados por razões pessoais e não por falta de condições efetivas de cumprir a tarefa determinada.
Será que não está em tempo de entendermos que o fortalecimento da organização passa pelo fortalecimento e reconhecimento de lideranças? Mas reconhecimento real, do que seja concreto e não invenção de liderança sem estofo, sem capacidade de formulação teórica, pobres coitados que são capazes de gastar alguns trocados em eventos ou campanhas e com isto arregimentar um punhado de gente ao redor de seus nomes. Apenas de seus nomes porque ao redor de seus pensamentos políticos é impossível já que são incapazes de pensar.
É possível também refletir sobre a xenofobia que é praticada entre adversários partidários e que descamba para despolitização de debates e degradação da pessoa.
Sabe, a princípio eu estava em dúvida de ir ao Congresso. Ao voltar estou convicto de que não poderia ter deixado de ir.
Saudações tucanas, 19 d janeiro de 2011
TOMAZ WONGHON
FUNDADOR NACIONAL PSDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário